Monogramas para Casamento

Quando falamos em identificação, pensamos logo em um nome próprio ou o número de registro de uma pessoa. 

 

Mas se o assunto for uma empresa, vem logo em mente a marca dela. 

 

Uma identidade própria faz de uma pessoa ou uma empresa algo único.


Já que o tema é casamento porque não dar uma identidade própria à ele também?

 

Toda noiva quer ser única e quer deixar uma marca para o seu dia especial. Para personalizar esse grande dia, vamos começar pelo monograma dos noivos.

 

O monograma em geral é composto com as iniciais dos nomes dos noivos (por tradição, a da noiva vem primeiro sendo que alguns casais utilizam também a inicial do sobrenome que vão adotar no meio) e outros elementos associados, como itens gráficos.

 

A paleta de cores deverá estar padronizada de forma harmoniosa com a decoração e estilo da festa e dos noivos.

 

Essa etapa definida, parte-se para a criação. O estilo pode ir desde o mais tradicional, cheio de arabescos, até os mais modernos, como do tipo flat design, que traduz uma pegada simples e minimalista. 

 

Quer contratar uma empresa para essa etapa, que terá como benefício uma arte única e totalmente exclusiva e feita especialmente para os noivos?

 

A MarketDesign é a agência ideal para realizar a criação do monograma de seu casamento.

 

O que é um Monograma?

 

De acordo com a história, os primeiros monogramas que surgiram foram usados em moedas, por volta de 350 a.C pelos gregos. Eram utilizados como assinaturas de artistas e artesãos em pinturas, esculturas e peças de mobiliário. 

 

Conhecido como um brasão cheio de representatividade para os noivos, o monograma também é uma daquelas tradições seculares, que tem uma simbologia, que voltou a marcar presença nos casamentos mais tops.

 

O monograma é uma combinação de duas ou mais letras junto com outros elementos gráficos que formam um símbolo único, e entram em cena como uma ótima alternativa para quem quer deixar a festa a cara dos noivos.

 

Nos dias de hoje, são muito utilizados em casamentos, onde são usadas as iniciais ou o nome completo dos noivos junto com florais e arabescos que tornam esses elementos uma espécie de brasão do casal.

 

É possível personalizar toda a decoração da festa, desde a pista de dança, o bolo, as lembrancinhas, convites e onde mais os noivos desejarem que apareça o monograma. Precisa estar bem adequado com a proposta visual do casamento.

 

Essa identidade visual clássica que aparece em todos os elementos gráficos do evento, vem a traduzir a personalidade do casal que pode ser classificado como: moderno, arrojado, inovador, elegante, e refinado.

 

O importante é sempre lembrar que os monogramas carregam consigo um significado especial: a formação de uma nova família.

 

Só pelo significado e pela exclusividade desse símbolo já vale a pena investir na criação de um brasão do casal.


Para começar a montar o monograma de casamento é preciso escolher o modelo base:

 

Brasão com as iniciais dos noivos;

Brasão com o nome dos noivos;

Brasão com um símbolo para os noivos.

 

Os pontos estando definidos, é hora de pensar nas fontes.

 

Fontes cursivas são indicadas para um evento mais sofisticado, com decoração elegante e clássica.

 

Para casamentos modernos e industriais as letras de forma são altamente recomendadas.

 

É chegada a hora de definir o elemento gráfico principal: podem ser corações, folhagens, pássaros, desenhos geométricos etc. Importante é combinar com o casal e com a festa.


Onde utilizar o Monograma em seu evento?

 

Preparamos uma lista de sugestões:

 

Enfim, o céu é o limite! 

 

•​ Copos e taças;

• ​Pratos e talheres;

• ​Robe dos noivos;

•​ Pista de dança;

•​ Toalhas de mesa;

• ​Kits de banheiro;

•​ Véu;

•​ Iluminação do casamento;

• ​Arranjo de flores;

•​ Bar;

•​ Doces e bolos;

•​ Convites de casamento;

•​ Lembrancinhas da festa

•​ Topo do bolo;

• ​Cobertura dos móveis;

• ​Presente dos padrinhos;

 

As cores fazem parte de todo o cenário da Festa de Casamento, Por isso elas tem uma grande função para o monograma. 

 

É preciso que ele harmonize com a paleta de cores escolhida. O ideal é optar por uma cor mais neutra para o monograma que combinará perfeitamente com todos os ambientes, fazendo uma adaptação perfeita.


O bolo do Casamento

 

Considerado por muitos o item mais importante do buffet, o bolo de casamento é uma tradição que, desde a Roma antiga, vem evoluindo, mas sem perder a majestade no cardápio e decoração do Grande Dia.

 

O chamado Bolo Cenográfico ganha cada dia mais espaço nos eventos, e às vezes, chega a tomar o lugar do bolo de verdade no salão e nas fotos. 



Mas o bolo comestível ainda tem o seu lugar ao sol, continuam decorados com noivinhos, monogramas, etc.



O poder da Customização de produtos

 

A customização também é uma excelente oportunidade para varejistas, já que é possível aplicar a praticamente todo e qualquer produto um monograma, conferindo um toque totalmente personalizado e essencial para os clientes de hoje.

 

Atualmente a personalização passou a ser uma tendência cada vez mais forte no e-commerce e no varejo, ela ajuda a definir e a vender um estilo de vida.

 

Na era das blogueiras, influenciadoras digitais e celebridades instantâneas, os monogramas apareceram como um cenário ideal para um varejo.

 

Uma nova forma de incluir um pequeno toque pessoal em acessórios extremamente populares e que são utilizados diariamente por todas as pessoas.

 

Essa tendência está fazendo a cabeça de muitas empresas do ramo varejista.

 

Os monogramas começaram a ganhar popularidade quando os blogs sobre moda começaram a surgir.

 

As influenciadoras digitais passaram a utilizar em seus posts fotos totalmente exclusivas, onde a customização dos produtos veio como um caminho natural nesse segmento.

 

É impossível encontrar alguém que não goste de ver o seu próprio nome escrito em uma linda caligrafia, esse tipo de produto é visto como um presente e é atualmente um conteúdo constante nas redes sociais.

 

Acredita que o grande responsável pela popularização dos monogramas talvez não tenham sido as redes sociais mas sim, a nova geração de jovens e adolescentes, a geração y.

 

A customização já não está restrita aos monogramas em roupas e sapatos: um número cada vez maior de pessoas está atrás de comidas totalmente customizáveis!



A identidade visual para eventos

 

Como encantar e chamar a atenção do público em um evento?

 

Podemos alcançar esse objetivo com um bom trabalho de identidade visual.

 

Tópicos que não podemos deixar de fora se a idéia principal for deixar o público encantado e alcançar uma avaliação 5 estrelas do evento.

 

O propósito do evento - O foco principal deve sempre estar refletido na identidade visual usada.

 

Uma identidade visual tem o poder de mudar as atitudes e ampliar o nível de percepções que o público possui em torno das atividades desenvolvidas.

 

Importância das cores -. É fundamental escolher muito bem cada cor utilizada na identidade visual para eventos. São elas que conseguem transmitir mensagens, sensações e até sentimentos.

 

Os primeiros estudos das cores tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Posteriormente descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons. 

 

As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.

 

Aos olhos do design a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material.

 

Para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar: a relação da cor com o tema abordado.

 

As cores são capazes de comunicar significados, provocar emoções e despertar impressões em cada pessoa. As cores certas são capazes de intensificar tudo o que você deseja comunicar sobre o seu evento através da identidade visual.

 

Partindo de uma cor principal, é possível decidir as cores complementares e formar uma composição harmônica para a identidade visual de um evento.



Conheça o significado de cada uma delas:

 

Vermelho – símbolo da paixão, é a cor mais quente que existe, também simboliza o fogo e a vitalidade. Estimula o aumento da frequência cardíaca e aumenta a respiração.

 

Laranja – verão, calor, alegria e juventude são as palavras que melhores definem essa cor. Pode aumentar a confiança e traduzir muito otimismo.

 

Amarelo – cor quente e brilhante, é o símbolo da divindade em várias culturas por ser a cor do sol. É capaz de motivar a alegria agindo como algo que elimina o cansaço, e aliviando até uma dor de cabeça.

 

Verde – símbolo da esperança, o verde funciona como hipnótico e sedativo, ajudando na insônia. Reduz a fadiga, a pressão arterial e a dor de cabeça.

 

Azul – Cor que transmite bondade, serenidade e pode ser útil na depressão. É capaz de acabar com as energias negativas.

 

Roxo – Cor que age diretamente no coração podendo reduzir o medo e a ansiedade. Tem também o poder da criatividade e é a cor da realeza.

 

Marrom – Cor que transmite energia positiva e está ligada a coisas sólidas e seguras. Muito utilizada em móveis.

 

Rosa – Cor que demonstra afeto e pode ajudar a relaxar. Possui um efeito positivo e de motivação sobre as pessoas.

 

Branco – Fé, paz e pureza definem essa cor e é por isso que as noivas casam de branco. No ano novo também é muito usada pelas pessoas.

 

Cinza – Uma cor neutra que traduz elegância, e dá ênfase aos valores intelectuais e espirituais.

 

Preto – É uma cor associada à dor tristeza e melancolia, mas pode se transformar em mistério, poder estilo se bem utilizado.



Divulgação da identidade visual de um evento

 

O planejamento de um evento começa muito tempo antes de sua realização. Por isso, é preciso manter a atenção para um dos aspectos mais importantes deste planejamento: a criação de uma identidade visual poderosa. Afinal, ela é uma junção de elementos que comunica ao público o que você está vendendo. 

 

Alguns elementos que farão parte dessa criação: logotipos, fontes, cores, ilustrações, fotos e alguns outros aspectos que, quando definidos, serão usados como base de todo o material promocional do evento além de sua cenografia e a produção em si.

 

A identidade visual de um evento é a forma como ele é visto, incluindo o que ele representa, o que apresenta ao seu público e os sentimentos que ele desperta de forma coletiva.

 

Essa etapa é essencial para que haja a identificação por parte do público e, consequentemente, a procura e o interesse das pessoas em conferir de perto o que o evento oferecerá.

 

Se a intenção é encantar o público, começar a divulgar algum tempo antes do grande dia, é muito importante.

 

Isso ajudará a impactar as pessoas e deixará a marca do evento sempre na mente dos interessados.

 

Como chamar mais atenção dos visitantes nas páginas das redes sociais ou de um site?

 

Um bom trabalho na escolha dos estilos e cores, fará toda a diferença.

 

Que tipo de mensagem o seu público-alvo consome para acertar na comunicação?

 

Conhecê-los bem é a melhor forma de saber como se conectar a eles.

 

Defina a faixa etária do público, seus interesses e o perfil.

 

Qual será o estilo do evento - formal? descontraído? evento de negócios? uma balada? uma festa country ou um festival de rock? tudo isso irá influenciar na escolha da identidade visual.

 

Quais os valores mais importantes do evento - Inovação, tradição, luxo, diversão e humor são alguns dos valores que podem servir como guias para a identidade visual do seu evento.

 

Um profissional que entende do desenvolvimento da identidade de um evento faz toda a diferença no resultado do trabalho. Por isso, contratar um bom designer é essencial, faz toda a diferença no resultado do trabalho.


Com a expertise da MarketDesign seu evento será muito especial!

 

Optar por um logo minimalista e clean, torna mais fácil para o público memorizar, do que decidir por criações carregadas de informações com difícil aplicação em diferentes meios.

 

Algo que transmita a essência da sua marca, a definição (ou não) do uso de símbolos, letras ou palavras, e se o estilo e a linguagem adotados têm a ver com o seu público.

 

Um padrão é estabelecido para um evento a partir do momento que um logo é criado e suas cores definidas.

 

Agora é hora de pensar nas suas múltiplas formas de adaptação desse padrão para materiais promocionais, mídias sociais, suporte e tudo o que levará a identificação da marca.

 

Todos os itens que compõem a estrutura devem manter a mesma unidade visual do evento. Como: flyers, convites, ingressos, peças digitais, uniformes, banners, totens, placas, brindes corporativos e outros.

 

Porque não criar um slogan para o evento?

 

Inspire-se em projetos que já são sucesso!

 

Pode ser usado na comunicação do evento, nas mídias sociais, e principalmente utilizado em formato de hashtags. Afinal elas aumentam sua exposição nas redes sociais, atraindo mais pessoas que pesquisam essa frase em particular.

 

Mapear todas as áreas do evento

 

Um dos seus pontos fortes ao fechar a definição da identidade, é impactando visualmente todos os momentos do evento. Não dá para deixar escapar nenhum espaço sem estar pelo menos com suas cores visíveis.

 

Não perca a oportunidade de investir da maneira certa em seu evento! Consulte-nos a respeito de suas dúvidas.

 

Teremos o maior prazer em atendê-los!



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