O Anúncio Publicitário

O anúncio publicitário tem como principal objetivo persuadir o leitor a consumir um produto, e também aderir a uma idéia. E essa, quando bem elaborada os resultados alcançados são sempre positivos.


Essa idéia tramita através de diversos canais como sites da internet, revistas, programas de TV e rádio. Circula por onde anda o seu público alvo como os leitores de jornais, revistas, espectadores de TV, ouvintes de rádio e usuários da internet.


Para um anúncio ser eficiente ele necessariamente precisa captar a atenção do leitor, deve ser facilmente lembrado e ser consistente com os objetivos da publicidade.


Sua estrutura deve ser composta por algumas características para que se torne eficiente. E são elas: Título, Imagem, Corpo do Texto, Identificação do Produto ou Marca e Slogan.


O título: É geralmente muito criativo e muitas vezes brinca com jogo de palavras carregadas com linguagens conotativas ou que possuem duplo sentido, justamente para que já o titulo possa atrair o consumidor de forma simples e rápida.


Imagens: Muitas vezes são usadas as mais inusitadas e divertidas possíveis, pois estas irão chamar mais atenção do consumidor. Claro, que estas imagens tem quem manter o padrão do produto e imprimir a ideia de seriedade e compromisso no consumidor final.


Corpo do Texto: É nesta parte do anuncio que a ideia sugerida pelo titulo é desenvolvida. Utilizando frases curtas, claras e adequando as palavras ao vocabulário de quem vai consumir o produto que os publicitários conseguem atingir seu publico alvo.


Identificação do Produto ou da Marca: Essa deverá ser a parte final do anuncio publicitário e deverá funcionar como a assinatura do fabricante no anuncio do produto. Muitas vezes a marca do fabricante e o logotipo também aparecem no anuncio para dar mais ênfase à comunicação.


Slogan
: O slogan já é criado com a função de entrar na mente das pessoas e não sair mais, pois segundo estudos, a afirmação dos slogans nas idéias das pessoas fazem com que elas consumam mais a marca que possui um slogan que “gruda” na mente dos consumidores.


Um ponto forte do anúncio publicitário é que ele alcança uma vasta audiência, apresentando ou reforçando o conhecimento sobre a marca de um determinado produto ou serviço. Isso graças ao poder de ser executado de forma repetitiva facilitando a memorização.


Em se tratando da publicidade em televisão existem limitações onde os consumidores por acharem algo intrusivo e repetitivo trocam de canal. O mesmo ocorre quando falamos da publicidade em jornal, rádio ou internet.


Outro ponto que iremos abordar é em relação a poluição visual. Onde há diversos anúncios expostos o consumidor pode ter uma certa dificuldade em memorizar uma determinada marca.



Esse formato funciona!


Com uma linguagem persuasiva, o anúncio publicitário ajuda a convencer o consumidor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço.


Usar e abusar de cores fortes, desenhos engraçados, pessoas felizes e situações de alegria e felicidade criadas sempre atraem as pessoas para olharem os mais diferentes anúncios que podem ir desde uma propaganda de chicletes, passando por produtos alimentícios, casas, carros, roupas e chegando até mesmo em anúncios que fazem as pessoas pensarem em questões ambientais.


Eles estão por toda a parte, basta perceber o quanto somos impactados pela publicidade no dia a dia. Até em vídeos no YouTube e em aplicativos para smartphone, marcam presença.


Para atingir um público específico, as peças utilizadas fazem uso de diversos elementos, linguagens e recursos.


Em geral, o anúncio trabalha a função apelativa da linguagem. O intuito é mesmo convencer os receptores da mensagem que são, no caso, os consumidores.


O importante é ser criativo e objetivo para atrair a atenção do público-alvo definido, elaborando as estratégias mais adequadas.



Principais tipos de anúncio:


Comerciais:
se referem à compra e venda de produtos ou serviços ou à promoção de uma marca ou empresa;


Culturais: divulgação de peças teatrais, shows, entre outros espetáculos;


Institucionais: promovem uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico;


Políticos: divulgar idéias e os próprios agentes políticos;


Religiosos: para mostrar idéias ou causas relacionadas ao tema.


Mas ainda existem outros tipos de anúncios publicitários e formatos que veremos a seguir. São classificados em duas categorias: hard sell e soft sell.


Hard sell é voltado ao varejo, e tem foco agressivo na venda.


Muito utilizado para anunciar produtos de baixo valor agregado, tem o propósito de vender em grande quantidade e com poucos diferenciais competitivos.


Já o soft sell é voltado para marca, traz um apelo mais emocional. Identifica as necessidades do cliente e o conduz naturalmente para a compra.


Dependendo do meio de comunicação a ser utilizado, as peças publicitárias costumam seguir as mesmas características. Costuma-se usar uma linguagem bem atrativa, com palavras e imagens. Os verbos aparecem no modo imperativo como por exemplo: Confira! Compre! Garanta já o seu!


Considerar o local no qual será veiculado e o público-alvo em questão, também são importantes no quesito sucesso.



Como atingir o público-alvo


O público-alvo de um anúncio publicitário deverá ser composto por um grupo de consumidores que possui um perfil semelhante e que deve ser impactado por esse tipo de publicidade e disposto a comprar o produto ou serviço.


Para definir esse público, é necessário realizar uma série de pesquisas afim de entender quem são essas pessoas e quais características elas têm em comum.


Quanto mais informações sobre esse público, melhor. Podemos incluir nessa busca o comportamento de compra, dados demográficos, hábitos de consumo e preferências. Portanto, quanto mais direcionado e segmentado ele for, maiores as chances de dialogar com potenciais clientes.


Convencer o público que há vantagens para ele, que aquilo que hoje ele procura será solucionado com a sua oferta, é uma tarefa que faz toda a diferença.


Mais do que mapear um público-alvo, vale avançar para o conceito de personas, que são uma representação fictícia do seu perfil ideal de cliente, um passo detalhado sobre aquele que pode vir a negociar num futuro próximo.


Alcançando as pessoas certas, mais eficaz será a campanha publicitária.


Pesquisar os anúncios publicitários veiculados pela concorrência ou ser mais criativo e inovador que os competidores, proporciona oportunidade para se destacar no mercado.



Redigindo um anúncio


O ponto de partida é criar um slogan que deve ser simples, porém cativante.


Elementos como: humor, imaginação, criatividade, jogo de palavras ou metáforas, deve compor esse slogan.


Elaborar um texto que chame a atenção do público-alvo e possa voltar à mente do consumidor no momento da compra, ajuda a ser diferente da concorrência.


Conectar o produto com o desejo dos consumidores, essa é a grande sacada.


Tornar a marca mais simpática aos olhos do consumidor, convencer a comprar o produto ou serviço mais rápido são técnicas de persuasão.


Relevante é fornecer dados de identificação da empresa como: telefone, site e redes sociais ou, então, local, data e horário de um evento, para que o consumidor procure imediatamente após ser impactado pelo anúncio.


Um design atraente com uma imagem marcante, bem como a identidade visual e o logotipo da marca são um destaque para a concorrência.


Você já deve ter parado para pensar como estes anúncios são criados e como os que trabalham nessa área conseguem desenvolver artifícios tão chamativos, informativos e divertidos ao mesmo tempo. Saiba que os publicitários que criam estes anúncios têm uma espécie de cartilha que deve ser seguida quando o assunto é chamar a atenção e impactar o público.


Além de funcionarem como uma forma de desenvolver competências, como criatividade e objetividade, também podem trazer resultados extremamente positivos.



Anúncios nas mídias digitais


A publicidade digital transformou a maneira de conectar marcas e consumidores.


Antes as empresas eram limitadas às mídias off-line como: folders, flyers, cartões de visita, e outdoors. Os anúncios de TV, rádio e jornal, eram para aquelas que dispunham de mais verba para a publicidade.


Com a chegada da internet houve uma revolução na publicidade. Os negócios online ganharam força. Banners, links patrocinados, redes sociais, Email Marketing, esses novos canais e formatos fizeram toda a diferença.


Promover uma marca por meio de dispositivos e canais digitais, a isso se dá o nome de publicidade digital.


A evolução da tecnologia e o comportamento do consumidor foram os propulsores de toda essa mudança.


Hoje, qualquer negócio pode usar os canais digitais.


O consumidor quer ter boas experiências com as marcas, que transmitam confiança, ofereçam soluções e proporcionem emoções positivas.


Segmentar o público dos anúncios, é um dos diferenciais da publicidade digital.


Uma ação valiosa na publicidade digital é o Remarketing que nada mais é do que uma forma de impactar novamente um usuário que já interagiu com o seu site. Pode ser feito por email, links patrocinados, mídia display ou social ads.


Com a diversidade de plataformas, formatos, canais e filtros de segmentação, tem se um arsenal de recursos para potencializar um anúncio digital.



Por que a publicidade na Internet é tão importante?


Ter uma loja com uma vitrine atraente, 24 horas por dia, 365 dias por ano, é mais ou menos o que acontece quando se investe em publicidade na Internet. Tornar-se visível para milhares de pessoas que estavam procurando e nem sabiam que você existia.


Apostar em publicidade online é muito importante tanto para grandes empresas como para as pequenas, certamente irá resultar em aumento do tráfego para o site e consequentemente aumentar as vendas online.


Marketing de Conteúdo e vídeo marketing, a publicidade online é uma área de rápido crescimento na Internet.


Por ser atraente permite segmentar os anúncios para que se possa alcançar exatamente o tipo de público alvo.


Tudo isso é feito de uma forma eficaz, simples, e flexível. Pode-se ver em tempo real o desempenho dos anúncios e se eles estão funcionando ou não.


Uma das maneiras mais comuns de anunciar na Internet é o Search Engine Marketing (SEM) ou Marketing de Motores de Busca, especialmente em um deles: o Google. O método para que se possa fazer anúncios patrocinados é o: Google Adwords. Permite melhorar o posicionamento do seu site através de publicidade paga.


Os anúncios de produtos ou serviços serão exibidos de forma relevante nos resultados das pesquisas do usuário.


É altamente personalizável escolhe-se o valor máximo que está disposto a pagar por cada clique em uma palavra particular.


Sobre seu formato: somente se admitem textos com no máximo 4 linhas e distribuído da seguinte forma: 25 caracteres no título, 70 no texto e 35 na URL.



A publicidade nas redes sociais


A publicidade nas redes sociais vem ganhando cada vez mais adeptos pela sua eficácia.


Tem-se a possibilidade de se fazer anúncios para promover mensagens e conteúdos ou criar algo mais específico.


Pelo fato de permitirem segmentar o público-alvo com eficiência pode-se escolher que tipo de pessoas deseja-se alcançar. Com mensagens patrocinadas pode-se chegar a um público mais amplo, posicionando-se melhor e com mais opções para se obter um bom resultado de sucesso.


Quer aumentar a sua presença nas redes, tornar-se conhecido e obter o tráfego para seus perfis sociais e seu site? a publicidade na internet é uma ótima escolha para você.


O formato mais popular de publicidade on-line são os Banners, e isso se deve ao fato de que eles foram os primeiros anúncios a aparecer na Internet.


Eles consistem em colocar um anúncio com design exclusivo de diferentes, tamanhos, e formatos em um local estratégico dentro de uma página na web. Os usuários que clicarem nesses anúncios são redirecionados à página de destino que foi escolhida.


Não podemos deixar de destacar também as Janelas Pop-Ups, que aparecem quando se abre um site, e que tem a opção de serem fechadas.


A Publicidade em Blogs é uma modalidade relativamente nova e, portanto, muitas empresas ainda não estão conscientes das suas vantagens.


É um tipo de publicidade colaborativa, para explorar o seu potencial deve-se delegar à profissionais gabaritados que irão escrever um artigo falando sobre as vantagens e benefícios de algum dos produtos ou serviços de uma determinada empresa.


Nesse tipo de publicidade, saber quais são os blogs seguidos pelo público-alvo, faz dela uma boa escolha para a empresa se tornar conhecida e ganhar o tráfego qualificado.


O Mobile Advertising é sem dúvida uma das estratégias de publicidade mais usada na internet. Quem nesse mundo não tem um smartphone ou outro dispositivo móvel que usa para se conectar com frequência?


Mais e mais empresas optam por adaptar seus anúncios seja um texto, vídeo ou imagem a esse meio que só cresce.


Importante escolher um design responsivo, certificando-se de que a página de destino está adaptada para ser vista em um smartphone.


O tempo de carregamento do anúncio não deve ser longo, as chamadas para a ação devem estar destacadas e os botões visíveis.


O Email Marketing pode ser considerado uma parte fundamental de sua estratégia de marketing digital.


Uma forma de fazer publicidade permissiva e agradável, enviando massivamente e-mails com promoções ou novidades sobre produtos ou serviços.



Quer alcançar os melhores resultados com anúncios na internet?


Tenha um bom site que carregue rápido, com um design moderno e projetado para garantir uma ótima experiência ao usuário.


Não há duvidas e nem como discutir a eficácia dos anúncios publicitários que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a consumirem os mais variados tipos de produtos e que por muitas vezes acabam imprimindo um molde de sociedade que é rapidamente acatado e colocado em prática.


Entre em contato agora mesmo
& receba uma proposta sem compromisso!