A estratégia de comunicação tem por objetivo comunicar de forma clara e compreensiva a proposta de valor da empresa, ou seja, "o que" a empresa, por meio de seus produtos e serviços, tem para oferecer ao seu público-alvo.
A estratégia de comunicação também deve telegrafar o posicionamento da empresa. Uma combinação entre: a) a identidade da empresa; b) imagem que a empresa tem perante o mercado; e c) proposta de valor materializada por meio de seus produtos e serviços.
Este é "O MOMENTO" de investir uma boa parte de sua verba destinada a marketing e comunicação.
Compreender o "arsenal" das ferramentas de comunicação disponível, ou, tecnicamente falando, o "mix de comunicação" disponível é o primeiro passo antes de colocá-lo em uso. E profissionais de marketing devem coordenar todo o processo.
Existem também interferências, ou seja, várias empresas utilizando-se do mesmo "amplificador", o que significa que a voz "da Empresa" ou sua forma de expressão tem que ser transmitida alta e claramente para sobressair a dos concorrentes, que muitas vezes estão investindo mais dinheiro e acabam por chegar a um número maior de clientes e também com maior freqüência.
Conhecer bem o público-alvo nesta fase é fundamental para que o volume de investimento possa impactá-los de forma eficiente.
Um plano de comunicação eficiente deve "orbitar" o público-alvo, ou seja, mapear com maior precisão possível os "pontos de contato" com este público para GARANTIR AFINIDADE e priorizar os investimentos no mix de comunicação, EVITANDO DISPERSÃO.
Focar em táticas que tenham maior afinidade com o público-alvo e menor dispersão é fundamental para eficiência do plano.
O próximo passo é definir o conjunto de atividades que serão destinadas de forma equilibrada a cada um dos três pilares: "construção", "geração de demanda" e "desenvolvimento dos canais de vendas", e assim decidir quanto investir em cada um destes três pilares conforme as prioridades da empresa.
Nunca se deve usar qualquer tipo de propaganda fora do contexto de uma campanha que comunique de forma compreensível e multimídia a promessa que sua empresa pretende fazer a seus clientes. É um erro grave investir em propaganda com o objetivo de explicar, ou pior, "evangelizar", uma determinada experiência proporcionada por um produto ou marca desconhecida.
Propaganda é uma ferramenta poderosa para recuperar e organizar o que já está na cabeça de seu cliente sobre sua empresa. É uma ferramenta de mão única ainda muito usada pela pré-histórica escola de comunicação que resiste ao mundo digital. Não arrisque - pergunte antes a um especialista sobre como usá-la de forma eficaz.
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