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Mídia Online ou Offline?

Hoje em dia para promover qualquer produto ou serviço é necessário uma divulgação bem feita, melhor que isso, é preciso desenvolver uma campanha de marketing levando em consideração tanto o ambiente on-line como off-line, respeitando suas particularidades.

Como hoje temos um grande leque de possibilidades, fica uma pergunta: qual será a melhor mídia para se investir? O número de pessoas aumenta, gerando mais consumo, a concorrência fica mais acirrada a cada dia que passa e sua empresa precisa ser decisiva na hora de montar um plano de marketing.

O marketing online não absorve o mundo offline, mas as duas abordagens se beneficiam.

Um mundo sem Internet, smartphones e tablets? Impensável hoje em dia. Todos os dias, milhões de pessoas usam o Facebook, Instagram e outros canais de mídia social, navegam na web e navegam em sites, que oferecem um enorme potencial de marketing para as empresas. Do ponto de vista corporativo, o mundo online está crescendo muito dinamicamente.

O mundo offline, se utiliza de medidas clássicas de marketing. A mídia impressa, como folhetos, flyers, catálogos e outros, cria uma experiência tátil, irradia confiabilidade e valor e tem um efeito mais confiável no público-alvo mais antigo, em particular. Além disso, formatos como comerciais de TV, cinema e rádio ainda são uma opção, pois continuam a ter um grande alcance. A participação em feiras como expositor ainda desempenha um papel especial, pois esses eventos oferecem uma oportunidade única de falar diretamente com o público-alvo e estabelecer novos contatos.

O mundo online abrange todas as medidas digitais, como presenças na web, blogs, boletins, vídeos, comércio eletrônico, SEO e marketing online clássico. Ao mesmo tempo, oferece uma ferramenta rápida de comunicação negada ao mundo offline: os canais de mídia social. Uma oportunidade única para você como empresa.

Pode-se usar esses canais para ligar para clientes online e iniciar uma comunicação ativa com eles. Portanto, as campanhas online são atraentes, pois oferecem muitas vantagens. Elas podem ser amplamente compartilhadas, adaptadas e modificadas, melhor alinhadas ao público-alvo. Tem a ajuda de algoritmos que oferecem um diálogo aparentemente direto com as empresas. Graças à contagem de cliques e às taxas de conversão, o sucesso é mais mensurável nesse tipo de marketing.

Uma coisa é certa: os mundos online e offline têm vantagens e desvantagens para as empresas, vincular os dois mundos de maneira eficaz e criar sinergias garantem mais eficiência e sucesso. Podem existir em perfeita harmonia, prova disso são as marcas digitais que já estão liderando o mercado e se comunicam online e offline.

No Brasil, os investimentos em publicidade na internet já superam o montante veiculado em revistas. Já sabíamos que esse dia chegaria, quando os investimentos em mídias online ultrapassassem a publicidade tradicional. Isto em função do próprio comportamento do consumidor, que confia, cada vez mais, na opinião de seus amigos ou de outros consumidores, em detrimento da pura e simples publicidade.

Obviamente, os investimentos em publicidade tradicional (mídia impressa, TV, rádio, outdoor, busdoor, dentre outros) não vão acabar complemente. Mas, diversos estudos apontam a migração de parte considerável dos orçamentos corporativos para as mídias online.

Os consumidores de hoje são multi-canais, ou seja, estão em todos os lugares ao mesmo tempo. Usam a TV com o note no colo, lêem revista com o Smartphone na mão, ouvem música em um tablet e compram em uma loja física comparando os preços nas lojas virtuais.

Falando de mídia impressa clássica, por outro lado, a situação é diferente. Fazer anúncios em revistas relevantes e distribuir folhetos em locais selecionados também podem ser bastante promissores.

Por algum tempo acreditava-se que o mundo online se apoderaria rapidamente de muitas áreas do mundo offline. No entanto, essa é a abordagem errada, pois os dois podem se beneficiar. A questão de saber se a comunicação online ou offline é melhor, podemos responder que é uma mistura de ambos.

As soluções criadas para o marketing online estão cada vez mais sofisticadas para que a mensagem chegue ao potencial consumidor. E para chamar a atenção do consumidor será necessário combinar promoção com entretenimento, a partir de conteúdo rico e interessante, na forma de texto, imagem ou vídeo. A melhor maneira de construir e manter um bom relacionamento com os consumidores é marcando presença nas maiores praças disponíveis hoje, seja no mundo on-line ou off-line. A diferença é que no mundo on-line as maiores praças podem ser frequentadas por qualquer um, tanto empresa como pessoa física, e o melhor de tudo: sem pagar por isso.

Você pode imaginar sua vida cotidiana sem a Internet? Para a maioria das pessoas, o mundo digital se tornou parte integrante da realidade de suas vidas. A geração jovem lê notícias por meio de aplicativos e consome música por meio de serviços de streaming em vez de ouvir rádio. A mídia clássica está se tornando cada vez menos importante. A transição para o mundo digital também deixou sua marca no setor de marketing.

O marketing online ou marketing digital vem oferecendo um enorme potencial para empresas B2B.

Comparado ao marketing convencional, o marketing online permite que você direcione seus grupos-alvo com precisão e com desperdício significativamente menor. Ferramentas de marketing on-line, como o Google AdWords, oferecem maneiras de abordar com precisão os usuários por meio de métodos modernos de rastreamento e segmentação. Isso permite que você alcance especificamente aqueles que, por exemplo, moram em uma determinada área geográfica e procuram determinados produtos.

O marketing online é facilmente mensurável e controlável.
Já o marketing offline embora seja difícil determinar o impacto e o alcance da publicidade impressa, seja um cartaz publicitário na beira da estrada ou um panfleto exibido, em parâmetros concretos de marketing on-line, como cliques e visualizações, também é possível avaliar a eficiência de campanhas individuais.

Estratégias de marketing

Ter um orçamento de marketing é vital para qualquer empresa de pequeno porte, e também saber usá-lo na direção certa para poder tirar o máximo proveito. Mas como saber qual direção seguir?

Para muitas empresas, não é fácil chegar à decisão certa de "marketing", mesmo que isso possa fazer uma enorme diferença em seus resultados.

Uma empresa pode ter uma idéia melhor de qual método de marketing é apropriado e como deve ser aplicado tendo uma orientação correta sobre o marketing digital e o tradicional.

Por exemplo, se você decidir usar o marketing de mídia social para criar sua marca e aumentar sua base de clientes, poderá contratar uma empresa de marketing digital como a Agência de publicidade MarketDesign para cuidar disso.

Administrar um negócio de sucesso não é apenas escolher o mercado apropriado ou ter um produto de alta qualidade. Também se trata de alavancar o tipo certo de técnicas de marketing para alcançar seu público-alvo e convertê-los em leads ou clientes.

Há uma porcentagem de pessoas que não usam a Internet para realizar transações. No entanto, uma parte considerável da população a usa para vários propósitos, inclusive fazendo suas transações diárias.

Uma empresa, precisa garantir que está à frente da concorrência. Olhar além e entender como aproveitar as mais recentes técnicas de marketing digital para aumentar seu alcance é se manter atualizado.

Vamos examinar algumas idéias básicas para se entender claramente sobre o assunto.

O marketing tradicional não é novidade, pois é uma forma de marketing à qual fomos expostos em um ponto ou outro. É um modo convencional de marketing que ajuda a alcançar um público semi-segmentado com vários métodos de publicidade e promoções offline.

É um tipo de marketing difícil de ignorar e inclui os anúncios tradicionais que encontramos diariamente. Muitas das táticas de marketing offline mais comuns e mais experimentadas estão nas cinco principais categorias a seguir:

Impressão (revistas, jornais, etc.)
Transmissão (TV, rádio, etc.)
Mala direta (catálogos, cartões postais etc.)
Telefone (telemarketing, marketing sms, etc.)
Exterior (outdoors, folhetos, etc.)

As técnicas de venda que usamos hoje dependem fortemente dos quatro P's de marketing: produto, preço, ponto e promoção.

Ao alavancar os quatro pontos, uma empresa pode realmente levar seus clientes em potencial a um funil de vendas e obter resultados favoráveis.

Produto: o marketing eficaz começa com uma boa compreensão do seu próprio produto. Que poderia ser um serviço intangível ou um tipo de bem que atende à demanda de um mercado-alvo.

Preço: o custo total do produto depende de quão bem você o conhece. O preço é sempre o fator determinante quando se trata de oferta, demanda, margem de lucro, etc.

Promoção:  a forma como você divulga seu produto e o comercializa para seu público-alvo. Qualquer método que o ajude a promover o produto e a obter mais visibilidade / exposição fica em promoção - seja anunciando em um outdoor ou criando uma campanha publicitária em redes sociais.

Ponto: o marketing tradicional depende muito de colocar seu produto na frente do público-alvo no momento e local certos. O que também significa definir o preço certo.

No mundo do marketing, a colocação desempenha um papel crucial. Porque quando um produto é colocado em um local ideal, as chances de converter em clientes em potencial aumentam muito.

O marketing digital é altamente eficaz porque não ignora nenhum dos quatro Ps do marketing, usa cada um deles de uma maneira única e, às vezes, até melhor do que o marketing tradicional.

Embora o marketing tradicional ainda seja eficaz, atualmente, com o crescimento da tecnologia as empresas tem se conectado com seu público de uma forma mais eficaz. É por isso que é importante considerar as desvantagens do marketing tradicional antes de investir nele.

Ele funciona como uma via de mão única em que uma empresa fornece informações ao seu público-alvo sobre seu produto ou serviço. Esse exercício de construção da marca é realizado na esperança de atrair a atenção das pessoas certas e convertê-las em clientes.

Ele depende de métodos promocionais que, uma vez executados, não podem ser atualizados de imediato. Seja um anúncio de texto estático impresso em seu jornal local ou um comercial de televisão, você precisará colocar um novo anúncio para substituir o antigo em caso de alteração. Embora isso possa não parecer um grande fator, faz uma grande diferença a longo prazo.

Digamos que você publique um anúncio em uma revista ou jornal promovendo seu trabalho mais recente. Você poderá alterá-lo em tempo real? Nesse caso não.

Seu anúncio no jornal local só será eficaz se for visto pelo seu público-alvo no dia em que for publicado. E quais são suas chances disso?

Se você quiser contatá-los novamente, precisará criar e executar uma nova campanha de anúncios impressos. Compare isso com o conteúdo que você cria no seu site, que pode atrair visitantes nos próximos anos, sem nenhum custo adicional!

Deseja segmentar clientes por setor e faixa etária? O marketing tradicional oferece pouca ajuda quando se trata de personalizar sua campanha e segmentar clientes específicos.

Ao usar anúncios online, você tem a opção de não apenas alcançar o tipo certo de clientes, como também mostrar a eles ofertas personalizadas.

Um dos pontos fortes do marketing digital é o fato de poder ser facilmente atualizado e ajustado. Ao contrário do marketing tradicional, em que é preciso muito esforço para ajustar. Por outro lado, a edição de campanhas de marketing digital está a apenas alguns cliques de distância.

Ao executar uma estratégia de marketing tradicional, é essencial saber quão eficaz é garantir que não se está indo na direção errada. Infelizmente, os resultados obtidos com o marketing tradicional não podem ser medidos com facilidade e eficiência.

No entanto, quando se lança uma campanha de marketing online, é possível identificar sem esforço onde está errado e se é bem-sucedida ou não. Isso por si só torna o marketing digital mais preciso do que o seu equivalente tradicional.

Marketing digital ou marketing online refere-se ao trabalho relacionado ao mercado que uma empresa realiza através da Internet ou de um dispositivo eletrônico, como um telefone celular. Qualquer empresa (independentemente do seu tamanho) pode alavancar o marketing digital para alcançar seu mercado-alvo, conectando-se com clientes em potencial e convertendo mais deles em clientes. Desde os mecanismos de busca até o marketing das redes sociais, tudo é feito através do marketing digital.

Oferecemos uma variedade de serviços de marketing digital aqui na MarketDesign. Converse conosco e veja quais podem ser mais vantajosos para o seu negócio.

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