O que é marketing digital e como posso utiliza-lo?

O que é Marketing Digial?

Marketing digital é uma incorporação natural da palavra digital ao Marketing, para simbolizar que estamos na era digital, onde tudo está online, conectado 24h por dia e a informação chega ao cliente de forma imediata e direcionada, focada em acertar cada vez mais o publico alvo correto para a divulgação de marcas, produtos e serviços, utilizando tecnologias e ferramentas de ponta para poder atingir essa finalidade. O digital atualmente é sinonimo de conectividade, de tecnologia e outras formas de se fazer o marketing moderno.

Hoje em dia os clientes estão online em tempo integral, ou seja, full time, participando de mídias sociais, mantendo-se atualizados em sites de notícias, blogs, grupos de aplicativos como Whatsapp e Telegram e pesquisando on-line quando desejam procurar por algo para comprar ou um serviço para contratar. Por isso, as empresas atualmente se comunicam com seus clientes em potencial através do marketing digital, falando a linguagem do novo mercado.

"A oferta certa no momento certo e no lugar certo é a regra número 1 do marketing.”

Diferentes táticas de marketing ajudarão a criar uma base para o seu negócio, irão atrair clientes em potencial, cultivar relacionamentos e fazer ofertas que o seu público apreciará e responderá de imediato.

Vamos entender melhor como isso acontece na prática.

O marketing digital é muito próximo do marketing tradicional. Ambos, buscam desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com os clientes em potencial, principalmente que sejam sólidos e duradouros, que passem confiança e credibilidade.

Mas o marketing digital substituiu as táticas de marketing mais tradicionais porque foi projetado para atingir os consumidores de hoje, de forma mais direta e objetiva, atingindo diretamente o publico onde ele está, tornado marcas nacionais em mundiais, atingindo locais jamais imaginados por certas empresas.

Veja um exemplo de Marketing Digial

Pense na última compra importante que você fez. Talvez você tenha adquirido uma casa, contratado alguém para consertar seu telhado ou trocado os fornecedores de papelaria em seu escritório.

Independentemente do que fosse, você provavelmente começou pesquisando na Internet para saber mais sobre as soluções disponíveis, quem as forneceu e quais eram suas melhores opções. Sua decisão final de compra foi baseada nas resenhas que você leu, nos amigos e na família que você consultou e nas soluções, recursos e preços pesquisados, assim como a qualificação da empresa em buscadores ou sites relacionados.

A maioria das decisões de compra da atualidade começam online e muitas também terminam online, onde o cliente concretiza a compra ou no máximo o cliente vai a uma loja física para experimentar um produto e conclui a sua compra.

Lembra também daquela reclamação que muitas vezes queremos fazer e por conta do trabalho, ou de qualquer outra atividade ficamos impossibilitados de fazer? Pois pensando nisso as marcas abrem seus canais de comunicação online, através do Facebook ou Whatsapp, mostrando que estão mais próximas do consumidor, que estão prontas para atender a demanda a qualquer momento.

Sendo assim, é absolutamente necessária uma presença online, independentemente do que você vende, ou do serviço que você presta.

Mas qual seria a chave? desenvolver uma estratégia de marketing digital que o coloque em todos os lugares em que seus seguidores já estão e, em seguida, usar uma variedade de canais digitais para se conectar a eles de várias maneiras. Conheça o seu cliente, pois cada perfil diferente frequenta ambientes diversos. Se o objetivo é conectar com público distinto, você precisará de mais canais de mídia.

Que tal outras dicas importantes sobre marketing digital?

Otimize seus mecanismos de busca (SEO) para otimizar seu conteúdo, dessa forma você aparece quando alguém estiver pesquisando as informações sobre as quais você escreveu, lembre-se, os buscadores cada vez utilizam mais e mais recursos de inteligência artificial para entender as demandas dos clientes, por isso é importante que o foco esteja sempre no cliente. Evite falar para os buscadores, fale para as pessoas.

Fazer publicidade para direcionar tráfego pago para o seu site, onde as pessoas podem ver suas ofertas também é muito importante. Afinal cada centavo gasto com o marketing digital, pode ter certeza que terá um retorno muito maior, tanto financeiramente como também a valorização de sua marca. Veja o exemplo das empresas de refrigerante. Todos conhecem as marcas mais famosas, mesmo assim elas continuam anunciando em todos os cantos. Marketing e publicidade nunca são exageros e sim investimento.

E-mail marketing para acompanhar seu público afim de garantir que eles continuem obtendo as soluções que procuram, fidelizando dessa forma seus clientes e aproximando a comunicação entre a sua empresa e seu público.

Tente conseguir um tempo para produzir vídeos para seus consumidores, pois o trafego da internet é cada vez mais voltado para essa mídia. As pessoas querem assistir o que procuram no momento que bem entendem. Os jovens de hoje cada vez mais assistem menos televisão e procuram mais conteúdo online. Videos como reviews, unboxing e etc fazem muito sucesso com esse novo público.

Crie seu blog com conteúdo relevante, pois as pessoas procuram por informações o tempo todo! Um texto sobre o seu produto pode ser fundamental para a decisão final do consumidor. Quanto mais informação mais fácil de concretizar uma venda.

Ao reunir todas essas peças, você terá uma máquina de marketing digital eficiente e fácil de operar. E embora pareça intimidador construir essa máquina do zero, é tão simples quanto aprender e integrar uma tática de marketing digital por vez. Nem sempre você precisa ser um expert em marketing, basta pedir ajuda para uma agência com expertise nesse mercado, como é o caso da Agência de publicidade MarketDesign.

Afinal, quais são os benefícios do marketing digital?

Ter uma forte presença digital o ajudará de várias maneiras:

Isso tornará mais fácil criar conscientização e engajamento antes e depois da venda ou contratação de serviços;

Isso ajudará você a converter novos compradores, ou seja, captar pessoas que buscam pelo que você oferece e a concretização do negócio (e que comprarão com mais frequência);

A viralização da sua marca, compartilhamento boca a boca e social e todos os benefícios que vêm com eles;

Reduzirá a jornada do comprador, apresentando as ofertas certas no momento certo, permitindo que o tempo entre o que ele procura e a efetivação do negócio seja cada vez mais reduzida, poupando tempo e gerando mais noção de satisfação do cliente.

Redução dos custos com publicidade, pois como existem vários canais, as empresas podem anunciar onde o público realmente está, por exemplo, se uma marca prefere falar com jovens, ela pode voltar seu foco para o Instagram, se ela prefere falar com um público maior de 35 anos, pode focar mais no Facebook, sem a necessidade de desperdício de dinheiro, tendo que investir em todos os cantos.

Digitalização já é uma realidade, ao menos para as marcas visionárias. O Menu Board funciona como um cardápio digital – no caso de restaurantes e bares – ou como expositor de serviços – no caso de clínicas de saúde – podendo ser aplicado também em vários outros tipos de estabelecimentos comerciais. O produto tem a finalidade de facilitar a experiência do cliente, impulsionar as vendas e simplificar o processo de decisão de compra. Impossível entrar no estabelecimento e não olhar para a tela interativa. Uma forma dinâmica, moderna e prática de realizar conversões.

Telas interativas dentro de shoppings e elevadores são um formato de publicidade digital cada vez mais utilizado porque o consumidor está conectado com o online e é nesse meio que ele absorverá mais facilmente as informações. A idéia é marcar presença quando o prospect está totalmente disponível e propenso ao consumo.

Outro produto inovador recém chegado ao mercado e que promete de fato revolucionar a forma de fazer propaganda é a Publicidade Compartilhada. Através da plataforma, empresas de menor potencial financeiro têm a incrível e preciosa oportunidade de associarem uma celebridade de reconhecimento nacional às suas marcas. Entre os formatos disponíveis, destacamos material para as redes sociais; no caso do Instagram, para o feed e para os stories. Os ganhos desta associação são muitos, como: aumento expressivo da credibilidade da marca, reforço do branding e aumento das vendas. Não à toa, a estratégia é antiga e muito utilizada pelos gigantes.

A grande novidade é que agora os “menores” também poderão usufruir de todos estes benefícios; a tão comentada “democratização” da publicidade, lema que divulgamos há tantos anos, porque a MarketDesign acredita que a publicidade esta à serviço de TODOS.

Já não podemos mais ignorar o vídeo como principal formato atual de consumo na web. Hoje todos querem ter seu Streaming; Apple TV+, Netflix. A Disney acaba de lançar o seu também. Através de inteligência artificial, é possível modificar rostos de um vídeo. O bom é a possibilidade da marca entrar em “memes”; o ruim é a possibilidade de deturpar reputações através de um vídeo falso.

Influenciadores nas mídias digitais: uma estratégia que realmente funciona, porque gera impacto e entrega muito além de uma simples propaganda falada; o marketing de influência proporciona uma aula de experiência e veio para ficar. Muitas marcas já estão colhendo seus frutos. Além de demonstrar o produto, o digital influencer geralmente oferece um cupom de desconto, o que fomenta ainda mais o desejo de compra do usuário.

O Instagram é a rede social com a maior retenção de audiência no Brasil. Inclusive devido à tamanho força, recursos de Google ADs e outros migrarão para a publicidade lá. Os "stories" são um dos conteúdos mais consumidos pelos brasileiros e as marcas começarão a inovar e criar ações específicas para este formato.

O Linkedin é um canal digital muito indicado para networking e marketing do tipo business to business (B2B). A rede está testando o recurso de LIVES com alguns players e em breve o serviço estará disponível para todos. Hoje é a rede com maior alcance orgânico. O potencial do Linkedin é inquestionável.

A integração de chatbots em blogs é uma forte tendência. Funciona assim: o chatbot te avisa sobre conteúdos semelhantes àquele que você está lendo.

Engajar pessoas engajadas é uma necessidade. E isso só será possível se você tiver uma lista de emails que em algum momento autorizaram sua abordagem. O e-mail marketing ainda está vivo e não deve ser ignorado na estratégia de marketing de sua empresa em 2020.

Com as estratégias apresentadas aqui, você poderá comercializar em canais digitais um produto ou serviço que o mercado deseja e obter muito sucesso, com custos reduzidos, comparados a uma loja ou escritório físicos, gerando economia com funcionários, energia entre outros custos.

Se você ainda está com dúvidas se deve investir em marketing digital, fique tranquilo, pois seu concorrente com certeza já optou por esse novo meio de se comunicar com o público. Quem ficar de fora do meio digital, com certeza será engolido pelo mercado. Inovar é algo que é imprescindível para sobrevivência de um negócio atualmente.

Nunca é tarde para iniciar sua campanha digital, comece agora mesmo pedindo um orçamento sem compromisso para nossa agência, que possui quase 20 anos de desenvolvimento nessa área, com profissionais qualificados que irão te ajudar na sua demanda, seja grande ou pequena, o importante é começar agora mesmo sua campanha de marketing digital!

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